Autoridades dão à oposição 2 horas para dar fim a distúrbios em Kiev

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2014 12h42

Kiev, 18 fev (EFE).- O Serviço de Segurança e o Ministério do Interior da Ucrânia deram nesta terça-feira à oposição um prazo de duas horas, até as 18h locais (13h de Brasília), para que encerrem os distúrbios na capital Kiev, que segundo fontes deixaram pelo menos três mortos.

“Se até as 18h não terminarem os abusos, seremos obrigados a impor a ordem por todos os meios que a lei contempla”, anunciou uma declaração conjunta do ministro e do chefe do Serviço de Segurança.

No ultimato, divulgado no site do Serviço de Segurança da Ucrânia, faz-se uma chamada aos líderes da oposição ucraniana a “acalmar com urgência os manifestantes, pôr fim aos confrontos armados e retornar à mesa de negociações”.

“A autoridades contam com forças suficientes para impor a ordem. E se os distúrbios continuam, nos veremos obrigados a agir com firmeza”, adverte a declaração.

Segurança e Interior denunciam que “os extremistas da oposição cruzaram a linha vermelha: matam inocentes nas ruas da capital da Ucrânia, humilham mulheres, queimam prédios e automóveis”.

“No centro da cidade se gerou o caos. E os líderes da oposição comandam por telefone esses crimes. Seu objetivo é um só: ficar com as poltronas do poder inclusive ao preço do derramamento de sangue”, acrescenta o documento.

Manifestantes e tropa de choque protagonizam hoje em Kiev os primeiros confrontos violentos desde o final de janeiro.

Os enfrentamentos eclodiram na rua Grushevki, quando a polícia tentou impedir a passagem de uma grande manifestação convocada pela oposição para exigir que se restitua a Constituição de 2004 para recuperar o sistema presidencial-parlamentar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.