Ban Ki-moon se reúne com Yanukovich em Sochi horas antes do início dos Jogos

  • Por Agencia EFE
  • 07/02/2014 13h02

Moscou, 7 fev (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu nesta sexta-feira com o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, no balneário russo de Sochi a poucas horas da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Ban reiterou o apelo a dar fim com urgência à crise política na antiga república soviética através do diálogo, e ressaltou a necessidade de rejeitar a violência, segundo um comunicado divulgado pela ONU.

O representante também disse que as Nações Unidas estão dispostas a prestar “assistência técnica” às partes em um conflito que começou com protestos opositores em novembro e desembocou em alguns choques entre manifestantes e policiais, com um total de seis mortos e centenas de feridos.

A atual crise na Ucrânia começou em 21 de novembro, depois que Yanukovich adiou a assinatura do Acordo de Associação negociado com a União Europeia.

Diante das crescentes manifestações pró-União Europeia no centro de Kiev, ocupado pela oposição, a maioria parlamentar pró-governo aprovou no último dia 16 uma série de leis para restringir o direito de reunião e outras liberdades civis.

Três dias depois, foram registrados na capital violentos confrontos entre manifestantes e policiais antidistúrbios que causaram seis mortos e centenas de feridos.

Após o derramamento de sangue, as autoridades e a oposição iniciaram um processo de negociações, seguido pela renúncia do governo liderado por Nikolai Azárov e pela revogação das polêmicas leis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.