Biden diz não ver razão para não ser candidato e que anuncia decisão em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 07/02/2014 14h42

Washington, 7 fev (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira que não vê “nenhuma razão óbvia” que o faça pensar em não tentar a candidatura democrata à Casa Branca em 2016 e adiantou que tomará uma decisão em meados do ano que vem.

“Não há nenhuma razão óbvia para crer que não deva me candidatar”, disse Biden em uma entrevista ao programa “New Day” da emissora “CNN”.

O vice-presidente revelou que tomará uma decisão em meados de 2015 em função de se considerar a pessoa “mais bem qualificada” para se concentrar em dois assuntos: dar oportunidades aos americanos necessitados e realizar uma política externa “sensata”.

“Acho que há futuro para este país. Sei que muitos pensam que sou otimista demais, mas é incrível que haja tanto a nosso alcance. Isso não significa que eu seja o único que possa alcançá-lo”, refletiu Biden.

No final de janeiro, em outra entrevista, Biden já tinha deixado a porta aberta sobre buscar a candidatura democrata à presidência em 2016 e disse que uma eventual competição com Hillary Clinton, ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama, não seria um fator na hora de tomar a decisão.

Hillary lidera as pesquisas de respaldo entre os eleitores democratas para 2016, mas não revelou ainda se será ou não candidata.

Durante a entrevista à “CNN”, o vice-presidente se declarou também “verdadeiramente otimista” com as eleições legislativas de novembro, em que os democratas querem manter o controle do Senado e conseguir maioria na Câmara dos Representantes, que atualmente é dominada pelos republicanos.

“Acho que estamos na melhor forma possível porque o povo americano está de acordo conosco nos temas”, comentou Biden. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.