BlackBerry pode colocar sistema Android em novo dispositivo, dizem fontes

  • Por Reuters
  • 12/06/2015 12h20
Blackberry Z10 é exibido em Toronto, no Canadá. 09/04/2014 REUTERS/Mark Blinch REUTERS/Mark Blinch Blackberry Z10 é exibido em Toronto

A BlackBerry está considerando equipar um novo smartphone pela primeira vez com o software Android, do Google, um reconhecimento de que a sua nova linha renovada de dispositivos não conseguiu ganhar popularidade, de acordo com quatro fontes familiarizadas com o assunto.

O movimento seria uma reviravolta para a companhia, que chegou a evitar o Android apostando que sua linha de telefones BlackBerry 10 estaria apta a retomar o mercado perdido para o iPhone, da Apple, e dispositivos equipados com Android.

As fontes, que pediram anonimato, disseram que o movimento para usar o Android é parte da estratégia da BlackBerry para se concentrar em software e gerenciamento de dispositivos. A BlackBerry, que já dominou o mercado, agora tem participação menor do que 1 por cento.

Não ficou claro se a decisão de usar o Android significaria o fim da linha BlackBerry 10, lançada no início de 2013 com muita festa. Depois de críticas positivas, os dispositivos da BlackBerry não competiram bem com o Android ou a Apple, principalmente devido à falta de grandes aplicativos.

“Nós não comentamos rumores e especulações, mas permanecemos comprometidos com o sistema operacional BlackBerry 10, que oferece benefícios de segurança e produtividade incomparáveis”, disse a companhia por e-mail.

Um porta-voz do Google se recusou a comentar o assunto.

(Por Euan Rocha/ Reportagem adicional de Yasmeen Abutaleb)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.