Brasil enviará ao Chile dois aviões Hércules para ajudar a combater incêndios

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 22h27

Brasília, 17 jan (EFE).- O Ministério da Defesa anunciou que enviará ao Chile dois aviões Hércules C-130 com tripulação da Força Aérea Brasileira (FAB) para ajudar a combater os mais de 30 incêndios florestais que afetam diversos pontos do país vizinho.

Os aviões partirão amanhã, sábado, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto Carriel Sur, em Concepción, no sul do Chile.

Os Hércules viajarão equipados com o sistema de combate a incêndios “Maffs” (Modular Airbone Fire-Fighting System).

A medida foi autorizada pelo ministro Celso Amorim, após um pedido da embaixada do Chile ao Itamaraty, informou a Agência Brasil.

De acordo com os dados oficiais, oito das 15 regiões do Chile sofrem com algum incêndio e embora as mais afetadas sejam as de Bío-Bío, Maule e La Araucanía, Santiago sofre com a fumaça das chamas de El Canelo, 30 quilômetros ao sudeste da capital.

Nessa área, perto da Cordilheira dos Andes, 300 hectares de vegetação nativa foram consumidas pelas chamas e 40 casas precisaram ser evacuadas na noite de segunda-feira, embora a maioria das famílias já tenham sido liberadas para voltar a seus lares.

Mais de 60 mil hectares de floresta arderam no Chile por causa de 1992 incêndios florestais no último ano. As regiões do Maule e a Metropolitana de Santiago foram as áreas com maiores danos ambientais, já que perderam mais de 20 mil hectares cada uma.

O presidente do Chile, Sebastián Piñeira, decretou alerta sanitário para a capital Santiago e Valparaíso, além das regiões de Maule e La Araucanía. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.