Brasil receberá tecnologia da Espanha para fabricar drones

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2014 18h42

(Corrige notícia do dia 13 e informa sobre transferência de tecnologia ao Brasil)

None

Madri, 13 fev (EFE).- O Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (Inta), que faz parte do Ministério da Defesa da Espanha, informou ter assinado um acordo pelo qual transferirá à Força Aérea Brasileira (FAB) tecnologia para a fabricação de aviões não tripulados (drones).

Em comunicado, o INTA deu detalhes desse acordo, pelo qual a empresa brasileira Equipaer disporá da tecnologia para o chamado sistema “Diana” de avião não-tripulado.

Além disso, a companhia brasileira poderá comercializar esse sistema em vários países da América Latina para uso em defesa.

Mediante esse acordo, o Inta vai entregar à FAB duas unidades “Diana”, além de um sistema de controle em terra e um segmento terrestre, composto por um lançador comercial e um carro adaptador.

Além disso, o Inta concederá uma licença temporária e limitada em área geográfica e aplicação para a fabricação e exploração comercial da tecnologia “Diana”, e proporcionará a formação e o suporte necessários para a fabricação, manutenção e operação desses sistemas.

Em um ato realizado na sede do instituto, nos arredores de Madri, foi assinado um convênio de colaboração entre o Inta e a Airbus Defence and Space para o projeto requerido pelo Brasil.

Uma das missões do Inta é assegurar o retorno do investimento que realiza em seus projetos de inovação e desenvolvimento, fazendo-o através de acordos para a comercialização e exploração de seus produtos e patentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.