PF deflagra 64ª fase da Lava Jato; casa de André Esteves é alvo de busca

  • Por Jovem Pan
  • 23/08/2019 08h28 - Atualizado em 23/08/2019 09h16
Reuters Cerca de 80 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. As medidas cautelares foram autorizadas pela 13ª. Vara Federal de Curitiba/PR.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feita (23), a 64ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pentiti com o objetivo de apurar crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais relacionadas a recursos contabilizados em planilha denominada “Programa Especial Italiano”.

São alvos de busca e apreensão a casa do banqueiro André Esteves, no Rio de Janeiro, e as sedes paulista e carioca do banco BTG Pactual.

A operação é resultado da delação de Antonio Palocci.

Cerca de 80 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. As medidas cautelares foram autorizadas pela 13ª. Vara Federal de Curitiba/PR.

Segundo a PF, além da identificação de beneficiários da planilha “Programa Especial Italiano” e do método de entregas de valores ilícitos a autoridades, também é objeto desta fase esclarecer a existência de corrupção envolvendo a instituição financeira nacional e a Petrobras em “projeto de desinvestimento de ativos no continente africano”.

Ainda de acordo com a PF, cerca de 1,5 bilhão de dólares podem ter sido desviados dos cofres públicos.

O nome da operação significa “arrependidos” e faz referência a termo empregado na Itália para designar pessoas que integraram organizações criminosas e, após suas prisões, decidiram se arrepender e colaborar com as autoridades para o avanço das investigações.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.