‘A democracia é garantida pelo povo’, diz Marco Aurélio sobre fala de Bolsonaro em evento militar

  • Por Jovem Pan
  • 07/03/2019 21h36
ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO CONTEÚDO Ministro comentou declaração do presidente da República

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (7) que a democracia é garantida pelo povo e não pela atuação de militares. Ao participar de evento no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que a democracia e a liberdade só existem “quando as Forças Armadas assim o querem“.

“A democracia é garantida pelo povo, pelo funcionamento a contento das instituições. Isso é o que garante a democracia, Forças Armadas existem para uma possibilidade extravagante numa situação de agressão externa. Como recurso derradeiro”, observou o ministro. “Se dependermos, para termos dias democráticos, da atuação das Forças Armadas, nós estaremos muito mal. O respaldo maior está nas Forças Armadas para uma eventualidade.”

Com a repercussão gerada, Bolsonaro fez no início da noite uma transmissão ao vivo no Facebook para explicar a declaração, para a qual convocou o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Na “live”, o presidente disse que a fala foi levada para “o lado das mais variadas interpretações possíveis”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.