Acordo vai encerrar cobrança de roaming em países do Mercosul

O roaming é uma taxa cobrada quando um cliente sai de uma área da sua operadora

  • Por Jovem Pan
  • 15/07/2019 18h14
Reprodução/Flickr/Felipe Almeida Reprodução/Flickr/Felipe Almeida Ainda não há previsão de quando a medida passará a valer

Os países-membros do Mercosul vão assinar um acordo determinando o fim da cobrança de roaming em serviços de telecomunicações entre pessoas residindo no bloco. O termo deve ser firmado em reunião na 24ª Cúpula do Mercosul, a ser realizada nesta semana na cidade de Santa Fé, na Argentina.

A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O órgão e o Ministério das Relações Exteriores atuaram nos últimos meses nas negociações com autoridades regulatórias dos demais países.

O fim da cobrança vai abranger serviços de voz (ligações em dispositivos fixos e móveis), envio de mensagens e dados (pacotes de acesso à internet). Segundo a assessoria da agência, ainda não há previsão de quando a medida passará a valer.

O roaming é uma taxa cobrada quando um cliente sai de uma área da sua operadora. No caso, a quase totalidade dos planos vendidos no Brasil são limitados às fronteiras do país. Quando alguém viaja, por exemplo, para a Argentina ou o Uruguai e faz uma ligação, esta terá um custo adicional.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.