Afetado por blecaute na Venezuela, Roraima ativa termoelétricas

  • Por Jovem Pan
  • 08/03/2019 19h08
Agência EFE País vizinho é responsável por 60% do abastecimento elétrico do estado

O estado de Roraima se viu afetado pelo blecaute registrado na Venezuela, país responsável por 60% do abastecimento elétrico da região, e opera agora por meio de termoelétricas, confirmaram nesta sexta-feira, 8, fontes oficiais.]

Roraima é o único dos 27 estados do Brasil que não está vinculado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por isso depende da energia venezuelana ou de suas termoelétricas.

O secretário de estado de Roraima, Carlos Andrade, explicou que a situação registrada nesta sexta-feira no sistema elétrico é comum na região devido à dependência da Venezuela, país que atravessa por uma profunda crise econômica, política e social. Esse não é o primeiro blecaute sofrido pelo país vizinho.

Andrade ressaltou a necessidade de acelerar a construção do Linhão de Tucuruí, que vai permitir interligar o estado ao sistema elétrico nacional.

“Essa linha já tinha que estar pronta em 2015, ainda nem começou”, lamentou.

O consumo elétrico em Roraima aumentou nos últimos meses diante da chegada a esse estado de milhares de cidadãos venezuelanos que fogem da crise no seu país.

Roraima é a principal porta de entrada dos imigrantes venezuelanos, mas o governo do presidente Nicolás Maduro decretou há duas semanas o fechamento da fronteira com o Brasil para impedir a entrada de ajuda humanitária solicitada pelo líder do parlamento venezuelano e autodeclarado presidente interino do país, Juan Guaidó.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.