Alckmin aparece como favorito do mercado para a Presidência

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2017 13h19
Ciete Silvério/ A2img Ciete Silvério/ A2img O nome que aparece como vencedor da disputa presidencial é o do governador Geraldo Alckmin, com 46%

Uma nova pesquisa realizada pela XP Investimentos apontou que o mercado espera a eleição de um candidato pró-mercado e que deve continuar com a agenda reformista de Michel Temer. A pesquisa ouviu 211 investidores institucionais entre os dias 21 e 23 de novembro.

O nome que aparece como vencedor da disputa presidencial é o do governador Geraldo Alckmin, com 46%. O tucano vem seguido do apresentador Luciano Huck (19%) e Jair Bolsonaro (17%). Atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles possui apenas 8%, e o prefeito de São Paulo, João Doria, vem com 3% das menções, contra 42% da pesquisa feita anteriormente.

Apenas 2% consideram Lula, contra 6% da última pesquisa. Outros nomes foram apontados por 5%.

O questionamento feito foi: “quem será o vencedor”. A pesquisa é bastante divergente das últimas pesquisas eleitorais, que mostram o ex-presidente Lula à frente.

Cenários para Bolsa e dólar

A pesquisa simulou ainda cenários da Bolsa e do dólar com os seguintes nomes vencedores: Lula, Bolsonaro, Alckmin, Luciano Huck e Doria. O primeiro é negativo para o mercado, enquanto o último é positivo.

Lula presidente: 95% acreditam que o Ibovespa recuaria do patamar atual; apenas 2% acreditam em alta. Quanto ao dólar, 98% indicaram queda do real na comparação do patamar atual de R$ 3,23.

Bolsonaro presidente: 73% acreditam que o Ibovespa recuaria do patamar atual; 27% acreditam em alta. Quanto ao dólar, 77% indicaram queda do real na comparação do patamar atual; 9% acreditam em valorização da moeda.

Alckmin presidente: 82% acreditam que o Ibovespa teria desfecho positivo; 11% acreditam em queda do índice. Quanto ao dólar, 38% acreditam que o real se valorizaria.

Huck presidente: 62% acreditam que o Ibovespa teria desfecho positivo; 27% acreditam que a bolsa cairia. Quanto ao dólar, 43% indicaram que o real se desvalorizaria.

Doria presidente: 87% acreditam que o Ibovespa teria desfecho positivo; 6% acreditam em queda no índice. Quanto ao dólar, 54% indicaram que a moeda brasileira se valorizaria.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.