Alcolumbre tenta fechar chapa única para eleição de Mesa Diretora do Senado

  • Por Jovem Pan
  • 05/02/2019 20h52 - Atualizado em 05/02/2019 20h54
Divulgação/Senado Presidente do Senado se reuniu com líderes partidários nesta terça

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) tenta costurar acordo para a formação de chapa única para ocupar todos os postos da Mesa Diretora da Casa. Para isso, adotou tom pacificador com o MDB de Renan Calheiros (AL) e os demais partidos nesta terça-feira (5), na primeira reunião com líderes de bancadas.

“A gente convidou o MDB para participar da mesa e o líder, Eduardo Braga [MDB-AM], aceitou o convite”, informou Alcolumbre após o encontro. “Os partidos políticos têm seus interesses e esses interesses estão sendo debatidos democraticamente no gabinete do presidente.” Com Renan, ele teve disputa conturbada no sábado (2).

Após a escolha de Alcolumbre como presidente do Senado, estão em aberto dez cargos na mesa. Conforme acordo entre os líderes, o PSDB vai ocupar a primeira vice-presidência e o Podemos, a segunda. Por ordem, as três primeiras secretarias da Casa devem ficar com PSD, MDB e PSL. O PT e o PP devem disputar a quarta titularidade.

Se o acordo vingar, a eleição será em votação única. Do contrário, haverá votação avulsa, cargo por cargo. Para saber o que vai acontecer, falta acerto entre petistas e progressistas. Os membros da mesa têm poderes para decidir recursos de parlamentares, requerimentos de tramitação conjunta de projetos de lei e sobre a organização do Senado.

Em geral, os cargos são distribuídos conforme o tamanho dos partidos. De acordo com o senador Major Olímpio (PSL-SP), a terceira secretaria – que cabe ao partido de Jair Bolsonaro – deve ser ocupada pelo filho do presidente, Flávio Bolsonaro, eleito pelo Rio de Janeiro. A indicação, segundo Olímpio, foi feita oficialmente pela legenda.

O PDT e o PSB, que ocuparão as suplências, tentarão compor um acordo que envolva as quatro legendas que restam (e que inclui PT e PP), segundo Alcolumbre. “Ainda não se consolidou a composição completa da chapa porque eu ainda preciso conversar com o PDT e com o PSB para construir essa composição”, afirmou o presidente da Casa.

Comissões

Além da distribuição de cargos na Mesa Diretora, também está em jogo o comando das comissões permanentes e mistas do Congresso Nacional. PSDB e MDB têm interesse em ficar com a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), considerada a mais importante por iniciar a tramitação de propostas legislativas.

“O PSDB, buscando o entendimento, está conversando com o MDB para fazer esse diálogo franco e aberto em relação aos membros da Mesa Diretora e os presidentes das comissões. Se eles se entenderem em relação a isso, eu vou acatar a decisão dos dois partidos”, relatou Alcolumbre após o encontro com as lideranças partidárias.

Antes da reunião, o líder do MDB, Eduardo Braga informou que a legenda “vem reivindicando aquilo que é do tamanho da proporcionalidade que a eleição deu à bancada” do partido. A legenda tem 13 senadores, a maior quantidade entre as siglas. Otto Alencar (PSD-BA) já reivindicou para o partido a Comissão de Assuntos Econômicos.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.