Após ações da Prefeitura e de empresas responsáveis, patinetes somem de SP

  • Por Jovem Pan
  • 03/06/2019 09h08 - Atualizado em 03/06/2019 09h11
Agência Estado Empresas responsáveis afirmam que 1,5 mil dos 4 mil equipamentos da frota foram apreendidos

No primeiro fim de semana após o início das regras de patinetes elétricos em São Paulo, os veículos desapareceram das ruas paulistanas. Sob a justificativa de “manutenção” para reorganizar a frota, as duas principais empresas do setor, Grin e Yellow, recolheram os itens neste domingo (3) das vias.

Na região do Largo da Batata e em parte da Avenida Faria Lima, na zona oeste da cidade, e Paulista, na região central, pontos que tinham sido tomados pelo vaivém de patinetes nos últimos meses indicavam poucos ou nenhum veículo disponível neste fim de semana.

Na última quarta, segundo a Prefeitura, 557 patinetes foram recolhidos – não houve novo balanço. As empresas responsáveis afirmam que 1,5 mil dos 4 mil equipamentos da frota foram apreendidos.

“Passo por aqui (Largo da Batata) todo dia e está diferente. Umas 19 horas, sempre tem muitos andando. No fim de semana, enchia também, um ‘rolezinho’ de patinetes. Não tem mais nenhum”, disse a estudante Ana Carolina Prado, de 18 anos.

Segundo o professor Flávio Smit, de 52 anos, este sábado foi o primeiro dia em que não viu a movimentação em duas rodas. “Na semana passada, quase fui atropelado. Eram três crianças apostando corrida. Era óbvio que ia ser um caos”, contou. O uso do veículo não é permitido para menores de 18 anos.

Na Paulista, só entregadores de apps de comida passavam com patinetes. Os equipamentos que costumavam ficar no entorno de uma banca de revistas perto da Estação Trianon-Masp sumiram.

Em nota, a Grow disse que os patinetes foram recolhidos no fim de semana para “manutenção”, mas não informou se vai retomar o serviço nesta segunda-feira, 3. Um prestador de serviço da Yellow disse ao Estado que o objetivo era de fazer ajustes exigidos pela Prefeitura, como a velocidade máxima de 20 km/h.

Na semana passada, a Prefeitura disse que a Grow não tem cadastro para operar na capital. Apenas Flipon e Scoo, com frota de 550 patinetes, fizeram o registro.

Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.