Após decisão do STJ, João de Deus deixa hospital e volta ao presídio

  • Por Jovem Pan
  • 06/06/2019 16h48
ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO CONTEÚDO Médium foi preso em dezembro de 2018 em meio a denúncias de abuso sexual contra mais de 500 mulheres

O médium João de Deus deixou o Instituto Neurológico de Goiânia na tarde desta quinta-feira (6) para voltar ao Núcleo de Custódia do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Ele saiu do hospital vestido com roupa branca em uma cadeira de rodas e entrou no porta-malas de um carro do Sistema Prisional.

Na última terça (4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa e cassou a decisão que havia autorizado a internação do médium no hospital neurológico, onde estava desde março. O pedido havia sido feito em razão do estado de saúde do líder espiritual, que trata de um aneurisma no abdômen.

Os ministros Nefi Cordeiro, Saldanha Palheiro, Laurita Vaz e Rogério Scheitti votaram contra a solicitação. Apenas o ministro Sebastião Reis Junior votou para substituir a prisão preventiva por domiciliar e aplicar outras cautelares, como entrega de passaporte e proibição de deixar Abadiânia (GO).

Nefi Cordeiro destacou que João teve recente melhora de saúde, o que permite a continuidade do tratamento médico na prisão. O ministro ressaltou ainda que ambos os decretos prisionais contra ele – por suspeita de abusos sexuais e posse ilegal de armas de fogo – foram devidamente fundamentados.

João de Deus foi preso preventivamente em dezembro de 2018, em meio a denúncias de abuso sexual contra mais de 500 mulheres. A Promotoria de Abadiânia recebeu mais de 330 denúncias de vítimas de 14 estados e de outros seis países.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.