Após polêmica, Bolsonaro cancela ida a Nova York

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2019 20h33 - Atualizado em 03/05/2019 20h46
Alan Santos/PR A decisão deve-se a "resistência e os ataques deliberados" do prefeito da cidade, Bill de Blasio

Após polêmicas envolvendo a ida do presidente Jair Bolsonaro a Nova York, nos Estados Unidos, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, anunciou nesta sexta-feira (3) que a viagem foi cancelada. Segundo ele, a decisão deve-se a “resistência e os ataques deliberados” do prefeito da cidade, Bill de Blasio.

Bolsonaro iria participar de evento em que seria homenageado como “Personalidade do Ano de 2019”, proposto pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. A viagem estava prevista para este mês. Com a decisão, o presidente também cancelou agenda em Miami.

Em nota, Barros disse que Bolsonaro agradece a homenagem. “Entretanto, em face da resistência e dos ataques deliberados do prefeito de Nova York [Bill de Blasio] e da pressão de grupos de interesses sobre as instituições que organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente, ficou caracterizada a ideologização da atividade”, destacou.

No mês de março, de Blasio havia pedido que a homenagem fosse cancelada, sob justificativa de que o presidente é “um ser humano perigoso”. Ele citou como exemplos a intenção de Bolsonaro em “desenvolver” a floresta amazônica, o que poderia “colocar todo o planeta em risco”, e “práticas homofóbicas e racistas”, segundo suas palavras.

Alguns dias depois, o Museu de História Natural dos EUA suspendeu o evento. O hotel New York Marriott Maquis aceitou, então, receber o jantar, mas passou a ser alvo de manifestações.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.