Após sinalização de Doria, PSDB declara apoio a Rodrigo Maia na Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2019 20h57
Tânia Rêgo/Agência Brasil Rodrigo Maia (DEM) recebeu o apoio do PSBD para ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados

O PSDB declarou nesta segunda-feira (7) seu apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM) à presidência da Câmara dos Deputados. A sinalização da legenda já havia sido feita na semana passada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Agora, a confirmação foi feita pelo atual líder da legenda na Casa, o deputado Nilson Leitão.

“Maia conduziu de forma equilibrada esse momento complicado no Brasil pós-impeachment”, afirmou Leitão. Ele ressaltou que o partido também apoiou a candidatura de Maia na eleição em julho de 2016, após a renúncia de Eduardo Cunha. “O PSDB fez isso durante todo esse período e o apoiou já na primeira eleição. Abriu mão de candidatura própria para isso”, disse.

Assim, o PSDB passa a ser o sexto partido a apoiar a reeleição de Maia, além do PSL, PRB, PSD, PPS e do próprio DEM, partido do deputado. Tudo indica que o PR também deve declarar apoio nesta semana. Caso isso ocorra, o número total de votos favoráveis à recondução de Maia pode chegar a 215.

Novos concorrentes

Apesar do possível apoio oficial, o PR tem a candidatura única do deputado Capitão Augusto, que afirmou que irá concorrer ao pleito. “Se isso acontecer [apoio do PR a Maia], já era algo esperado e eu mantenho minha candidatura de toda forma”, afirmou.

Por outro lado, um novo candidato deve ser adicionado à disputa, o deputado Arthur Lira (PP). O Partido Progressista pode centralizar votos descontentes do acordo entre Maia e o PSL, de Jair Bolsonaro.

Alguns parlamentares, no entanto, avaliam que Maia não deve ter o apoio total destas bancadas, ressaltando que o voto para a presidência da Câmara é secreto. Outro concorrente na disputa, o deputado Fábio Ramalho (MDB), por exemplo, afirma que terá votos substanciais dentro até do próprio PSL. “Estou conversando com a maioria dos deputados e não apenas lideranças. Hoje, eu sou o favorito e já tenho mais de 200 votos”, declarou Ramalho.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.