Araújo diz que Bolsonaro deve visitar países árabes ainda no primeiro semestre

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2019 15h58
Alan Santos/PR Ministro disse que governo deve decidir agenda nos próximos dias

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta quinta-feira, 4, que o presidente Jair Bolsonaro pode visitar países árabes ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o ministro, o governo quer fazer parcerias com “qualquer país em benefício do nosso desenvolvimento”.

Após participar de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Araújo disse que o governo deve definir a agenda nos próximos dias. Primeiro, Bolsonaro deve ir a países que já são parceiros do Brasil. “Depois iremos a outros” afirmou o ministro. “Temos avanços grandes com Arábia Saudita e Emirados Árabes”.

Segundo Araújo, o governo pretende buscar “parcerias profícuas” nos relacionamentos bilaterais.

“Pretendemos estruturar nossa relação com qualquer país em benefício da nossa independência, autonomia, do nosso desenvolvimento, seja com China, Estados Unidos, Israel, países árabes”.

Durante a audiência, Araújo foi enfático ao dizer que a diplomacia atual não atrapalha o agronegócio brasileiro. “Essa ideia de que nossa política externa causa prejuízo ao agronegócio tem sido propalada e até agora não se materializou de forma nenhuma”, afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a abertura de um escritório de negócios do Brasil em Jerusalém, como alternativa à proposta de campanha de mudar a embaixada, localizada em Tel Aviv. A decisão gerou preocupação em relação a possíveis retaliações de países árabes.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, vai se reunir com 51 embaixadores de países árabes para tratar do assunto, entre outros temas. Na terça-feira, 2, ela disse que o Brasil é amigo dos países árabes e muçulmanos e que há um esforço para manter este bom relacionamento com aumento da cooperação comercial.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.