Autonomia do Banco Central deve passar pela Câmara após Previdência, diz deputado

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2019 13h45
Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente do BC, Roberto de Oliveira Campos Neto Presidente do banco disse que ordem de prioridades será decidida pelo Parlamento

O projeto de autonomia do Banco Central (BC) deve começar a ser analisado pela Câmara dos Deputados depois da aprovação da reforma da Previdência. A informação é do deputado Marcel Van Hattem, líder do partido NOVO na Casa, que participou de um café da manhã com o presidente da instituição financeira, Roberto Campos Neto, e outros parlamentares.

Segundo Van Hattem, na reunião, o presidente do BC a apresentou sua agenda de projetos de interesse, mas deixou claro que quem elencará às prioridades é o Parlamento. Por isso, propostas mais complicadas e que demandam mais tempo e discussão, como a de autonomia da instituição, devem começar a ser pensadas apenas depois que a Previdência passar.

“Os menos complexos tendem a ser apreciados antes em virtude da reforma da Previdência e os mais complexos, como o da autonomia, mesmo que já tenham hoje uma maioria formada, têm também uma minoria muito empedernida contra Então podem ficar para mais tarde”, declarou o deputado.

A autonomia do BC é tida como a principal proposta da instituição junto ao Legislativo neste momento.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já disse que acredita que há votos favoráveis suficientes para colocar a proposta na pauta, mas pediu que os líderes de partidos levem a questão a seus deputados. No encontro desta quarta-feira (26), também houve a confirmação de que o deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) será o relator do projeto.

Além da autonomia, Campos Neto citou, dentre os projetos, o que trata da Lei de Resolução Bancária, do plano de redução de spreads no cheque especial e no rotativo e da simplificação cambial.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.