Avião presidencial é pilotado pela primeira mulher a integrar esquadrão de defesa de fronteiras

  • Por Jovem Pan
  • 08/01/2019 16h39
Divulgação Capitão aviador pilotou caça de ataque ao solo em 2011

O Airbus A-319 que será utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro ao longo do mandato é pilotado por uma mulher. Há dois anos, a aeronave presidencial voa sob o comando de Carla Borges, capitão aviador da Força Aérea Brasileira (FAB).

Carla foi a primeira mulher a integrar o chamado Esquadrão Escorpião. Sediado em Boa Vista (RR), esse grupo aeronáutico é responsável pela defesa aérea de fronteiras – função que a capitão cumpria a bordo de um avião “Super Tucano”.

Ela está no posto desde dezembro de 2016 e foi escolhida pelo conselho operacional da força armada, que é composto por três chefes de esquadrão. Bolsonaro compartilhou a informação, publicada em rede pela Secretaria de Aviação Civil.

Pioneira

De acordo com Aeronáutica, Carla Borges foi a primeira mulher a chegar à chamada “primeira linha” da aviação de caça. Há cerca de oito anos, realizou seu primeiro voo solo, em um avião usado em missões de ataque ao solo.

Em toda a história do Brasil, somente em 1982 a FAB passou a ter uma primeira turma feminina. Depois disso, as mulheres ganharam postos de mais distinção, passando das cabines de pilotagem ao comando de órgãos militares.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.