Avião que caiu em SP pertencia a empresário que não estava a bordo, diz Anac

  • Por Jovem Pan
  • 30/11/2018 18h03 - Atualizado em 30/11/2018 18h12
Alex Silva - Estadão Conteúdo Aeronave caiu na tarde desde sexta, na zona norte de São Paulo

O avião de pequeno porte que caiu após decolar do Aeroporto Campo de Marte, nesta sexta-feira (30), pertencia a um empresário do setor imobiliário e de venda de automóveis, representante da Mitsubishi, que não estava a bordo. As informações são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A aeronave comportava até cinco passageiros e peso máximo de 1,7 tonelada. O certificado de manutenção venceria em 13 de dezembro deste ano e havia autorização de aeronavegabilidade até 2022. O avião era registrado na categoria de “serviços aéreos” da Anac.

Acidente

A queda aconteceu nas proximidades do aeroporto, na Avenida Antônio Nascimento Moura, na zona norte de São Paulo. Pelo menos duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas. Uma casa foi atingida e outras duas foram danificadas. Carros que estavam próximos também sofreram danos.

Relatos

“Vi ele passando bem baixinho e, depois, teve a explosão. Deu um barulho alto, saiu fumaça preta na hora, ficou um cheiro de fumaça”, disse o frentista Francimar Tomé da Silva, de 47 anos. “Teve correria para ver, tirar fotos. Tinha pessoa gritando, dizendo ‘corre, corre’, para sair fora, gritando pra sair.”

Uma testemunha que trabalha em uma empresa localizada na Avenida Brás Leme, a duas quadras do acidente, também viu o momento da queda. “Vi que o avião subiu do aeroporto, fez um rasante nas árvores e caiu em uma rua bem em frente [da empresa onde trabalha], atrás de um posto de gasolina.”

O arquiteto Vainer Ragusa, de 50 anos, passava pela Brás Leme, após sair de uma consulta médica, quando viu a queda. “Estava no farol da Brás Leme, no sentido Santana. Vi que o avião levantou voo e perdeu potência, começou a baixar e caiu entre a rua e uma casa”, conta.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.