Boeing quer retomar operação do 737 MAX até o final de 2019

Aeronaves estão paradas depois que dois modelos se envolveram em acidentes, deixando 346 vítimas fatais

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2019 16h25 - Atualizado em 07/08/2019 16h26
EFE

A fabricante de aviões americana Boeing informou nesta quarta (7) que pretende voltar a colocar seus modelos 737 MAX em operação no final do ano. Segundo a companhia, a intenção ainda é produzir 57 unidades da aeronave por mês a partir de 2020.

A declaração foi dada pelo presidente da Boeing, Dennis Muilenburg. Em um evento em Nova York, ele reforçou que a prioridade agora é colocar os 737 MAX no ar. Para isso, a empresa trabalha em uma atualização do software do avião, que precisa ser aprovado pelas agências de regulação correspondentes.

Erros no sistema fizeram e ausência na atualização de treinamento de pilotos com o modelo fizeram  com duas aeronaves se envolvessem em acidentes na Indonésia e na Etiópia com centenas de vítimas.

“Estamos trabalhando em uma atualização do software, terminando os planos de certificação que esperamos enviar em setembro para colocar os MAX de volta no ar”, disse Muilenburg.

Até agora, a empresa com sede em Chicago fez 500 voos de teste com o novo software do 737 MAX, em dois dos quais viajou o próprio executivo-chefe.

A Boeing está há cinco meses imersa em uma profunda crise depois do acidente de um de seus principais modelos, o 737 MAX, na Etiópia, apenas um ano depois de outra aeronave desse tipo cair na Indonésia.

No total, ambas as catástrofes deixaram 346 vítimas mortais e forçaram a paralisação total de voos com esta aeronave comercial devido aos problemas relacionados com o programa de voo MCAS.

O software de controle de voo foi ativado por uma informação errada do sensor do ângulo de ataque das aeronaves e, diante da incapacidade dos pilotos em desativá-lo, provocou os acidentes.

Muilenburg iniciou seu discurso lembrando das famílias e das comunidades afetadas pelas tragédias, pedindo desculpas pelos acidentes e prometendo que nada mais é mais importante para a Boeing que a segurança.

O executivo reconheceu que há alguns riscos no calendário anunciado devido à necessidade da Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês), assim como outros órgãos reguladores no mundo todo, aprovarem a modificação do sistema de controle de voo e permitirem que os 737 MAX retornem aos céus.

Contudo, a expectativa continua sendo manter a produção destas aeronaves 737 MAX em 42 mensais – até abril era de 52 -, para iniciar 2020 fabricando 57 destes modelos por mês.

Em função das decisões dos reguladores, poderiam ser tomadas outras medidas, como a de diminuir mais uma vez a fabricação ou inclusive paralisá-la totalmente.

A Boeing segue com mais de 4,4 mil pedidos pendentes deste modelo e atualmente há quase 500 aeronaves sem permissão para voar.

Com relação a estas aeronaves, Muilenburg ressaltou que a Boeing trabalha com companhias aéreas de todo o mundo, não só produzindo materiais de formação e treino, mas também garantindo o bom estado das mesmas e sua manutenção, para que estejam em bom estado uma vez que tenham permissão para voar.

Os resultados do último trimestre foram os piores da história da companhia, com perdas de US$ 2,9 bilhões pelos custos da paralisia de sua frota.

“Sabemos que conseguir de novo a confiança do público vai levar tempo, mas temos certeza de que com a atualização do software, o 737 MAX será um dos aviões mais seguros do mundo”, afirmou Muilenburg.

Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.