Bolsonaro anuncia redução de 3% no preço da gasolina

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2019 14h22 - Atualizado em 11/06/2019 14h23
Rovena Rosa/Agência Brasil petrobras Essa é a segunda redução em junho, já que, no dia 1º, a Petrobras reduziu o valor da gasolina em 7,16% e o do diesel em 6%

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a segunda redução consecutiva no preço do litro da gasolina nas refinarias no mês de junho, que passou de R$ 1,81 para R$ 1,75, o que representa um desconto de aproximadamente 3%. O valor do diesel se manteve inalterado.

No dia 1º de junho, a Petrobras reduziu o valor da gasolina em 7,16% e o do diesel em 6%.

A declaração foi feita na sua página no Twitter, a exemplo do mês de maio, quando divulgou uma diminuição do valor do diesel e da gasolina.

Política de preços

Segundo a Petrobras, a política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo.

“A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços)”, explicou a estatal.

A Petrobras destacou também que a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis: “São os combustíveis tipo A, ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel também sem adição de biodiesel”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.