Bolsonaro botará ‘peito n’água’ após carnaval, diz Onyx sobre discussões da reforma da Previdência

  • Por Jovem Pan
  • 27/02/2019 14h55 - Atualizado em 27/02/2019 14h56
Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo Ministro participou nesta quarta de evento em São Paulo

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta quarta-feira (27) que o presidente Jair Bolsonaro vai participar ativamente das discussões sobre a reforma da Previdência com a sociedade, após o carnaval. O governo já foi criticado abertamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em relação à comunicação das mudanças.

“Logo depois do carnaval o presidente vai botar o peito n’água”, afirmou, se referindo à Previdência. “É muito importante a presença do presidente nesse debate.” Onyx participou de conferência promovida pelo pelo BTG Pactual, em São Paulo. Ele ainda afirmou que os militares ficaram de apresentar um projeto de reforma da carreira em 30 dias.

O ministro ressaltou que há um complicador à medida que será necessário alterar cinco leis. Por outro lado, ponderou que as mudanças podem ser feitas todas por projeto de lei, e não com uma emenda à Constituição, como o projeto de reforma da aposentadoria civil. O plano do governo, segundo ele, é zerar o déficit primário em dois anos.

‘Cláusula pétrea’

O ministro da Casa Civil considerou como “cláusula pétrea” e “inegociável” no governo conseguir, “no mínimo”, uma economia de R$ 1 trilhão em dez anos com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reforma a Previdência. Segundo ele, é possível até negociar mudanças no projeto desde que essa economia seja obtida.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.