Bolsonaro chama Olavo de ‘ícone’ e defende fim da crise entre escritor e militares

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2019 09h38 - Atualizado em 07/05/2019 09h43
Marcos Corrêa/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro publicou, nesta terça (7), uma nota no Twitter em defesa do escritor Olavo de Carvalho, chamando o influenciador de “ícone” e defendendo o fim das rusgas entre ele e os militares do governo.

No texto, Bolsonaro relembrou o histórico da relação com Olavo, iniciada quando o então deputado ingressou na Câmara, no início dos anos 90. Segundo o presidente, a Casa estaria “tomada” à época “pela esquerda num clima hostil às Forças Armadas e contrário às nossas tradições”.

Para Bolsonaro, “Olavo, sozinho, rapidamente tornou-se um ícone, verdadeiro fã (sic) para muitos. Seu trabalho contra a ideologia insana que matou milhões no mundo e retirou a liberdade de outras centenas de milhões é reconhecida (sic) por mim”.

A publicação ainda atribui ao escritor a eleição de Bolsonaro à presidência da República, “sem a qual o PT teria retornado ao poder”.

Por fim, o presidente pediu uma trégua entre Olavo e os militares que ocupam cargos no Planalto. “Quanto aos desentendimentos ora públicos contra militares, aos quais devo minha formação e admiração, espero que seja uma página virada por ambas as partes”, escreveu.

A mais recente polêmica na cúpula do governo começou após uma entrevista de Carlos Alberto Santos Cruz à jornalista Vera Magalhães durante o programa 3 em 1, em que o ministro da Secretaria de Governo defendeu o uso “disciplinado” das redes sociais.

Olavo não gostou da declaração, dizendo que Cruz “fofoca e difama pelas costas”. O ministro retrucou dizendo que ele era “um desocupado esquizofrênico”. Em resposta, o filósofo escreveu ofensas ao general no Twitter, mas negou que o queira tirar do cargo.

O ex-comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, entrou na discussão e reagiu às críticas do escritor contra os militares. No Twitter, o general chamou o filósofo de “Trotski de direita”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.