Bolsonaro: decreto sobre posse de armas ‘devolveu aos brasileiros a liberdade de decidir’

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2019 17h50 - Atualizado em 15/01/2019 17h55
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Presidente comentou decreto em publicações nas redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde desta terça-feira (15) que a assinatura do decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil devolveu “aos brasileiros a liberdade de decidir”. Ele falou sobre o assunto em duas publicações feitas no Twitter.

“Por muito tempo, coube ao Estado determinar quem tinha ou não direito de defender a si mesmo, à sua família e à sua propriedade. Hoje, respeitando a vontade popular manifestada no referendo de 2005, devolvemos aos cidadãos brasileiros a liberdade de decidir”, escreveu.

Promessa de campanha, a posse facilitada de armas é acompanhada de um aumento no prazo para renovação do registro, que também será automático – exceto para os casos em que o cadastro está vencido, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Além das inúmeras iniciativas tomadas nestes primeiros dias, aumentamos de três para 10 anos o prazo para a renovação da posse da arma e acabamos com a subjetividade para a compra, que sempre foi dificultada ou impossibilitada”, afirmou Bolsonaro. Por fim, disse que esse é “apenas o primeiro passo”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.