Bolsonaro demite ministro da Educação e anuncia substituto

  • Por Jovem Pan
  • 08/04/2019 11h38 - Atualizado em 08/04/2019 11h46
Estadão Conteúdo O agora ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (8), em seu Twitter, que demitiu o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Bolsonaro anunciou o professor Abraham Weintraub ao cargo.

Na última sexta-feira (5), o presidente já havia sinalizado uma possível demissão do ministro. Segundo ele, “está bem claro que não está dando certo, que falta gestão” no ministério. “Vamos tirar a aliança da mão esquerda e pôr na direita. Ninguém mais vai reclamar. Vélez é boa pessoa. Quem vai decidir sou eu. Segunda é o dia do fico ou não fico”, disse na ocasião.

No mesmo dia, porém, o ministro da Educação negou que deixaria o comando do MEC. “Não vou entregar o cargo”, respondeu ele a jornalistas ao chegar no 18º Fórum Empresarial Lide.

A demissão de Vélez Rodríguez ocorre após oito recuos e quinze demissões em apenas três meses de gestão. Umas das maiores polêmicas envolvendo a pasta foi a carta enviada a escolas públicas e privadas de todo o país na qual pedia para os alunos fossem filmados cantando o Hino Nacional e repetindo slogan eleitoral do então candidato Jair Bolsonaro, “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

O então ministro também recebeu críticas depois que publicou, no Diário Oficial da União (DOU), que adiou para 2021 a avaliação do nível de alfabetização das crianças brasileiras. A medida foi revogada no dia seguinte.

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.