Bolsonaro diz que anúncio dos saques do FGTS será feito nesta quinta

Mais cedo, no entanto, o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni afirmou que medida ficaria para a semana que vem

  • Por Jovem Pan
  • 18/07/2019 13h58
Carolina Antunes/PR Presidente realizará evento para comemorar os 200 dias de governo no Palácio do Planalto, a partir das 16h

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta (18) que o governo deve anunciar ainda hoje a liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A informação contraria o que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou mais cedo, dizendo que o anúncio ficaria para a semana que vem.

“Deve ser anunciado hoje também”, disse Bolsonaro. “Faltam alguns ajustes, não quero me antecipar à equipe econômica”. De acordo com suas expectativas, a liberação dos saques deverá ser anunciada em um evento sobre os 200 dias do seu governo, marcado para as 16h, no Palácio do Planalto.

A ideia de liberar as contas ativas do FGTS para saque vem sendo estudada há alguns meses pelo governo. O objetivo é injetar recursos capazes de estimular a economia. Em 2016, o então presidente Michel Temer liberou saques de contas inativas do FGTS também com o objetivo de incentivar o consumo.

Inicialmente, a ideia do governo do presidente Jair Bolsonaro era liberar os saques apenas após a aprovação da reforma da Previdência, que ainda tramita no Congresso. A aprovação definitiva, no entanto, só deverá ocorrer – caso confirmadas as expectativas dos aliados do governo – a partir de setembro.

Hoje, o saque nas contas ativas do FGTS só é permitido em situações específicas, como no caso do trabalhador ser demitido sem justa causa ou se for para utilizar os recursos na aquisição de casa própria.

Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.