Bolsonaro diz que pretende legalizar prática do garimpo no Brasil

Presidente defendeu que indígenas não sejam “pré-históricos” e extraiam minérios de suas próprias terras

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2019 20h18 - Atualizado em 01/08/2019 20h21
Reprodução / Facebook

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta (1), que pretende legalizar a prática do garimpo no Brasil através de um projeto de lei. Durante a transmissão ao vivo que faz todas as semanas pelo Facebook, ele afirmou que a ideia é permitir que os trabalhadores da área extraiam minério de forma segura e rentável.

“Estamos trabalhando via Ministério de Minas e Energia para criar um projeto de lei que legalize o garimpo”, disse. “Por que o nosso garimpeiro não pode, de forma legal, pegar lá sua bateia, peneirar a areia e tirar o ouro? Isso pode evitar o uso mercúrio na mineração, protegendo ele. Vamos legalizar isso daí.”

Segundo o presidente, indígenas também poderiam se beneficiar da medida para extrair minerais de suas terras. “Se o índio quiser garimpar, que garimpe. Tem reservas indígenas com diamante, com ouro. Se for depender de xiitas ambientais, que querem o índio de papo pro ar, ele vai ficar como um homem pré-histórico”.

Bolsonaro questionou ainda as origens da carga de ouro roubada na última quinta (25) de um galpão do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. “Estamos ‘ultimando’ aí informações sobre esse caso para saber de onde veio isso, para onde ia, quanto será que essa empresa pagou de imposto. Será que é semelhante a que se paga pelo nosso nióbio?”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.