Bolsonaro escolhe Jorge Antonio de Oliveira para Secretaria-Geral da Presidência

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2019 10h16 - Atualizado em 21/06/2019 10h44
Flickr/Retratos do Brasil Palácio do Planalto fez o anúncio nesta sexta-feirairas ainda hoje

O advogado e policial militar da reserva Jorge Antonio de Oliveira Francisco assumirá a Secretaria-Geral da Presidência, ocupando lugar deixado pelo general Floriano Peixoto. A informação foi confirmada pelo general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), à Jovem Pan. Pouco depois, o Governo fez o anúncio oficial.

Sobre o major Francisco, Bolsonaro afirmou: “É uma pessoa que me acompanha há dez anos. É uma pessoa afeita à burocracia. Desejo boa sorte e temos plena confiança no trabalho dele”. O presidente classificou a ida de Floriano Peixoto para os Correios como uma “missão”. “Temos plena confiança de que ele a cumprirá a contento. É colega nosso acostumado a desafios”, disse.

Peixoto deixou a pasta para ocupar o posto de presidente dos Correios. O militar vai assumir a vaga de Juarez Cunha, demitido na semana passada.

Peixoto será a segunda troca na Secretaria-Geral em menos de seis meses de governo. Gustavo Bebianno, que assumiu a função no início da gestão Bolsonaro, foi demitido em fevereiro após desentendimentos com o presidente e seu filho Carlos Bolsonaro.

Esta é a quarta baixa da ala militar no governo de Bolsonaro em menos de duas semanas. Além de Cunha, Santos Cruz e Peixoto, o general Franklimberg Ribeiro de Freitas foi exonerado do comando da Fundação Nacional do Índio (Funai) na semana passada.

Privatização

Em relação à uma possível privatização dos Correios, Bolsonaro destacou que há sim essa intenção, mas que, no momento, o trabalho de Floriano Peixoto será fazer o “melhor possível” para que a estatal seja “motivo de orgulho para todos nós”. O presidente destacou como tarefa avaliar o fundo de pensão da empresa, Postalis.

Currículos

Jorge Antonio de Oliveira Francisco atuou no Congresso Nacional desde 2003 como assessor parlamentar da PMDF, assessor jurídico no gabinete de Bolsonaro e também com chefe de gabinete e assessor jurídico do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Na atual gestão, havia sido nomeado para cuidar da subchefia de assuntos jurídicos da Casa Civil.

Floriano Peixoto Vieira Neto é general-de-divisão da reserva. Atuou em diversas funções no Exército, como no comando do 62o Batalhão de Infantaria em Joinville (SC) e na 5a Subchefia do Estado-Maior do Exército, em Brasília. Integrou ainda a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.