Bolsonaro: extinção de vagas em conselho sobre drogas visa ‘acabar com viés ideológico nas discussões’

De acordo com o presidente, “há décadas a esquerda se infiltrou nas instituições e passou a promover sua ideologia travestida de posicionamentos técnicos”

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2019 18h56 - Atualizado em 22/07/2019 19h00
Marcos Corrêa/PR O presidente Jair Bolsonaro (PSL)

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais na noite desta segunda-feira (22) para explicar os motivos pelos quais resolveu excluir as vagas destinadas a especialistas e representantes da sociedade civil no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad). Segundo ele, a medida visa “acabar com o viés ideológico nas discussões” sobre o tema.

“Há décadas a esquerda se infiltrou em nossas instituições e passou a promover sua ideologia travestida de posicionamentos técnicos. O decreto que assinei hoje extingue vagas para órgãos aparelhados no Conselho Nacional sobre Drogas e acaba com o viés ideológico nas discussões”, escreveu o presidente no Twitter. “Nós somos contra a liberação das drogas!”, completou, em letras maiúsculas.

O decreto foi publicado nesta segunda (22) no Diário Oficial da União (DOU). O texto revoga trechos da regulamentação do assunto de setembro de 2006, na gestão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No texto original, o Conad era composto por 31 integrantes, dos quais 17 eram ministros ou indicados por ministérios e órgãos federais, além de um nome dos Conselhos Estaduais de Entorpecentes ou Antidrogas, escolhido pelo presidente do Conad. Os demais 13 membros eram representantes da sociedade civil, sendo um jurista, um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um assistente social, um educador, um cientista, um antropólogo, um jornalista, um artista, um estudante e dois integrantes de organizações do terceiro setor.

Com a mudança, o conselho será formado por 14 pessoas, sendo uma integrante do órgão estadual responsável pela políticas sobre drogas, uma de conselho estadual sobre drogas e as outras 12 de ministérios ou órgãos federais: ministro da Justiça e Segurança Pública, que preside o Conad; ministro da Cidadania; secretário Nacional de Políticas sobre Drogas; secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas; representantes dos Ministérios da Defesa; da Relações Exteriores; da Economia; da Educação; da Saúde; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República; e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.