Bolsonaro diz que queimadas ‘não estão fora da média’ e critica ‘uso político’ da Amazônia

  • Por Jovem Pan
  • 23/08/2019 20h51 - Atualizado em 23/08/2019 21h09
Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo jair-bolsonaro-amazonia.jpg Presidente fez pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão

O presidente Jair Bolsonaro falou, nesta sexta-feira (23), em cadeia nacional de rádio e televisão sobre as queimadas na Amazônia e a política ambiental de sua gestão, alvo de críticas no Brasil e no exterior. Segundo ele, os incêndios “não estão acima da médias dos últimos 15 anos, mas mesmo assim o governo não está satisfeito com o que tem assistido”.

Por isso, Bolsonaro reafirmou que autorizou o envio das Forças Armadas à região. “Somos um governo de tolerância zero com a criminalidade, e na área ambiental não será diferente. Por isso, oferecemos ajuda a todos os estados da Amazônia Legal e, com relação àqueles que aceitarem, autorizarei uma verdadeira GLO (Garantia da Lei e da Ordem) ambiental.”

Ele criticou, ainda, o “uso político” que alguns países têm feito com a situação da Amazônia. De acordo com ele, estão sendo espalhados muitos “dados falsos”, que não “contribuem para resolver o problema e se prestam apenas a uso político e desinformação”.

“Seguimos abertos ao diálogo com base no respeito e na verdade, cientes da nossa soberania”, declarou. “Incêndios florestais existem em todo o mundo e isso não pode ser pretexto para possíveis sanções internacionais”, completou.

“Amor e respeito” pela Amazônia

O presidente lembrou também que, devido à sua formação militar e trajetória “como homem público”, ele tem “profundo amor e respeito” pela região. Dessa forma, alertou que está ciente que é “dever do governo” e que eles estão “lutando para combater o desmatamento ilegal e quaisquer outras atividades criminosas”.

Nesta semana, Bolsonaro chegou a atribuir, inicialmente, os incêndios a Organizações Não-Governamentais (ONGs), porém recuou e disse, na quinta-feira (22), que “não tinha como saber de quem era a culpa”. “Fazendeiros, ONGs, índios…”, supôs.

Além disso, garantiu que, para proteger a Amazônia, “não bastam operações de fiscalização e controle”. “É preciso dar oportunidade à população que mora lá para que se desenvolva junto com o restante do país”, afirmou, reiterando que na região vivem mais de 20 milhões de brasileiros.

Bolsonaro ainda justificou mais uma vez que o Brasil está passando por uma “estação tradicionalmente seca, quente e de ventos fortes” e que, nestes meses, ocorrem queimadas na região todos os anos. “Nos mais chuvosos são menos intensas, mas em anos mais quentes, como 2019, ocorrem com mais frequência.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.