Bolsonaro se prepara para viajar ao Chile nesta quinta-feira

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2019 10h06 - Atualizado em 20/03/2019 10h07
Agência Brasil O presidente Jair Bolsonaro desembarca no Chile nesta quinta-feira (21)

Após três dias em Washington, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro se prepara para a viagem que fará ao Chile nesta quinta-feira (21). Ele vai participar, ao lado de chefes de Estados de países da América do Sul, da cúpula que vai marcar o anúncio oficial do Prosul.

O projeto vai substituir a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), paralisada há mais de dois anos. Integram o Prosul Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

Para o Brasil, o projeto da integração é fundamental para ampliar as trocas comerciais e atrair investimentos.

A proposta idealizada pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, tem formato mais enxuto e é menos onerosa às nações integrantes. Os presidentes devem anunciar o aval à nova composição ainda na sexta-feira, após a reunião.

O Prosul não deve manter a atual estrutura da Unasul, que hoje inclui uma sede física em Quito, no Equador, além de secretariados e quadro de funcionários. Isso porque as nações que compõem o Prosul entenderam que a Unasul, da forma como funcionou desde seu lançamento em 2008, perdeu efeitos práticos, mantendo custos, e passou a disputar decisões sobre temas que já são tratados em outras instâncias, como o Mercosul.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.