Bolsonaro viaja na tarde deste sábado para Israel

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2019 08h14 - Atualizado em 30/03/2019 08h15
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitam a sinagoga Kehilat Yaacov, em Copacabana, no Rio de Janeiro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) viaja na tarde deste sábado (30) para Israel para uma visita oficial de três dias. Em sua terceira viagem ao exterior, Bolsoanro deve se reunir com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.

Acompanhado de quatro ministros, além de parlamentares, o presidente vai embarcar às 13 horas. O governo pode assinar até quatro acordos de cooperação em áreas como segurança pública, defesa, ciência e tecnologia.

No Instagram, Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (29) que embarca para o país “para mais uma bateria de compromissos que serão de grande importância para o Brasil”, escreveu ele. “Buscaremos acordos concretos nas áreas de ciência, tecnologia, defesa, entre outras. Ótimas expectativas! Israel é uma nação amiga e juntos temos muito a somar!”, concluiu ele.

O governo brasileiro não descarta a ideia de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. A promessa foi feita durante a campanha presidencial, no ano passado.

Nesta semana, Bolsonaro sinalizou a possibilidade de abrir um escritório de negócios em Jerusalém, em vez de levar toda a representação diplomática para a cidade. “Naturalmente, a partir desses estudos, nós iremos verificar qual é a melhor linha de ação. Pode, a partir dessas linhas de ação, sequer ser colocado um escritório [de negócios] ou até a própria instalação da embaixada naquela cidade”, afirmou o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros.

A cidade de Jerusalém está no centro de confrontos e disputas entre palestinos e israelenses, pois ambos reivindicam o local como sagrado. Além disso, a região de Jerusalém Oriental é considerada como capital de um futuro estado palestino.

Em dezembro de 2017, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de quem Bolsonaro é um admirador, anunciou a decisão de transferir a embaixada do país de Tel Aviv também para Jerusalém.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.