Brasil não vai participar de intervenção na Venezuela, afirma Mourão

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2019 21h09
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo Mourão falou brevemente com a imprensa na noite desta quarta

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse na noite desta quarta-feira (23) que o governo brasileiro não vai participar de uma eventual intervenção na Venezuela. Mais cedo, o líder do parlamento e da oposicionista venezuelana, Juan Guaidó, se declarou presidente interino, em pronunciamento contra o ditador Nicolás Maduro.

“O Brasil não participa de intervenção, não é da nossa política externa intervir nos assuntos internos de outros países”, afirmou Mourão. A intervenção estaria sendo considerada por Donald Trump para derrubar Maduro. Em discurso, o ditador afirmou que os Estados Unidos pretendem impor um golpe e rompeu relações diplomáticas.

Em nota publicada para reconhecer Guaidó como presidente interino da Venezuela, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “o Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela”. Argentina, Canadá, Peru, Paraguai, Equador e outros países também apoiaram a decisão.

Em Brasília, Mourão explicou que “o apoio político” a que Bolsonaro se referiu “é a decisão que foi tomada” de reconhecer Guaidó como presidente interino. Já a ajuda econômica pode acontecer “no futuro, caso seja necessária para a reconstrução” da Venezuela.

Ele destacou que o Brasil não mantém conversa com militares do país (opositores ou governistas). “A única ligação que existe é institucional, entre os dois ministros da Defesa, por causa de reunião bilaterais.” Lá, atual chefe da Defesa foi indicado por Maduro.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.