Brasil passa por sucessão de desastres evitáveis e preveníveis, afirma Raquel Dodge

  • Por Jovem Pan
  • 08/02/2019 20h26
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Procuradora-geral da República fez discurso em Brasília, nesta sexta-feira

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, declarou na tarde desta sexta-feira (8), em Brasília, que casos como o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo (RJ) e o rompimento de barragem em Brumadinho (MG) revelam “a grande dificuldade” que o Brasil tem enfrentado de “prevenir desastres de grandes proporções”.

Dodge participou de sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF), presidido por ela. Em Brumadinho, as buscas já somam 157 mortos e 182 desaparecidos. No Rio de Janeiro, o fogo deixou 10 atletas, todos adolescentes, mortos – e outras três vítimas permanecem internadas, uma delas em estado considerado grave.

“Eu queria iniciar esta sessão enviando em nome de conselheiros do MPF condolências às vítimas, aos familiares e à toda a população brasileira porque estamos vendo uma sucessão de fatos e desastres evitáveis, preveníveis e precisamos estar atentos a eles para que instituições de controle, fiscalização e punição realmente funcionem no Brasil.”

No discurso, Dodge ressaltou que fenômenos que causam desastres de grandes proporções exigem a atuação das instituições de controle e fiscalização para que se examine se medidas de prevenção estão sendo adotadas. Para ela, o sistema judicial precisa funcionar para obter a reparação de danos e garantir assistência e indenização às vítimas.

“Isso acende a necessidade de que essa instituição [MPF] se estruture de forma adequada a resolver problemas antigos, de alta complexidade, que pendem de solução. Notadamente estes na área de grandes desastres por razões ambientais, mas também por construções humanas, caso de barragens ou incêndios ou desabamentos em prédios urbanos.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.