Brasil proibirá entrada de funcionários do governo da Venezuela no País

A medida será tomada como reação contra o ditador Nicolás Maduro

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2019 17h19
Jeso Carnero/Flickr/CC Objetivo seria "impedir o ingresso de indivíduos cujos atos contrariam princípios e da Constituição"

Funcionários do alto escalão do governo da Venezuela serão proibidos de entrar no Brasil. Uma lista com os nomes já foi elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e, segundo fontes do Palácio do Planalto, a portaria Interministerial está em fase final de trâmite para publicação.

A medida seria uma reação contra o ditador Nicolás Maduro. O objetivo seria “impedir o ingresso no país de indivíduos cujos atos contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal brasileira por atentar contra a democracia e os Direitos Humanos, além de representarem riscos concretos à segurança nacional brasileira”.

O anúncio deve ser feito ainda nesta terça-feira (6) pelo chanceler Ernesto Araújo, que está em Lima, no Peru, para a Conferência Internacional pela Democracia na Venezuela.

O ministro também pretende anunciar medidas de apoio ao autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó. Entre elas estão o recebimento das credenciais da embaixadora Maria Belandria, designada por Guaidó; o reconhecimento de passaportes não renovados pelo governo de Nicolás Maduro; e a introdução do tema nas reuniões do Brics, grupo de países que reúne Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.

Os governos do Peru e da Colômbia já anunciaram, em janeiro, a proibição da entrada em seus territórios de pessoas ligadas ao governo de Maduro. A medida seguiu acordo firmado por integrantes do Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.