Brumadinho: ‘Permaneceremos aqui até o último corpo ser entregue’, promete tenente dos Bombeiros

  • Por Victoria Abel, de Brumadinho (MG)
  • 02/02/2019 11h10
Reprodução O tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros, disse que as buscas em Brumadinho não têm data para acabar

O tenente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, prometeu que as buscas pelas vítimas da tragédia em Brumadinho (MG) continuarão “até o último corpo ser entregue”. “Permaneceremos aqui até o último corpo ser entregue ou não haver mais condições de realizar as buscas, mantendo o mesmo empenho”, afirmou Aihara em entrevista à Jovem Pan.

Apesar das chances de encontrar vítimas com vida serem muito remotas, o porta-voz dos bombeiros disse que os agentes da corporação seguem trabalhando com empenho e dedicação. Ele ressaltou que o resgate dos corpos também é muito importante. “A maior satisfação para qualquer bombeiro é efetivamente salvar uma vida, mas em uma situação como essa, a questão do corpo também tem uma importância gigantesca, traz um conforto para a família”, explicou Aihara. “A gente entende a importância de dar uma satisfação à família, trazer esse tipo de conforto tem um valor enorme.”

Neste sábado (2), as buscas chegam ao 9º dia. Já são 115 mortos e 248 desaparecidos após o rompimento da barragem da Vale, no dia 25 de janeiro. Nesta sexta (1), as equipes de busca encontraram vestígios do que seria o vestiário da empresa. “Existe uma possibilidade de encontrar esses corpos com mais facilidade”, antecipou o tenente dos bombeiros.

Nesta fase das buscas, com a lama mais rígida, as equipes podem usar um maquinário mais pesado. “A gente tem feito acessos em pontos estratégicos para confirmar que não existe corpo naqueles locais”, explicou Aihara sobre a estratégia adotada nas buscas. Os agentes têm usado maquinário para colocar a lama em caminhões e analisar novamente se realmente não há corpos ou vestígios de vítimas na área. Assim como fez na entrevista coletiva desta sexta, Aihara voltou a prometer que nenhum metro de lama deixará de ser vasculhado.

Heroísmo

Trabalhando por 9 dias nas buscas em Brumadinho, os bombeiros têm sido exaltados pela população nas redes sociais. Pedro Aihara, no entanto, não enxerga os soldados como heróis. “Nós não nos enxergamos como heróis, somos profissionais qualificados”, afirmou.

O tenente, no entanto, destacou a qualidade do trabalho que tem sido feito. “É um trabalho digno de orgulho não só para o estado de Minas , mas para o país”, ressaltou.

Pedro Aihara ainda afirmou que o trabalho dos bombeiros em Brumadinho mostram o nível do serviço no Brasil. “As tropas israelenses ficaram impressionados com nosso trabalho. A gente não fica devendo nada para país nenhum”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.