Câmara instala comissão da aposentadoria dos militares nesta quarta

  • Por Jovem Pan
  • 14/08/2019 10h19 - Atualizado em 14/08/2019 10h23
Wilson Dias/Agência Brasil Bolsonaro quer que Previdência da categoria seja aprovada até setembro

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai instalar nesta quarta-feira (14), às 10 horas, a comissão especial que vai discutir as mudanças nas regras de aposentadoria dos militares. A comissão foi criada na terça-feira (13) pelo presidente da Casa.

Durante a reunião, os parlamentares vão escolher o presidente e o relator do colegiado. Segundo informações preliminares, é provável que o deputado José Priante (MDB-PA) seja eleito presidente da comissão, enquanto o deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP) deverá ser indicado como relator.

A proposta aumenta para 10,5% as contribuições de ativos e inativos e cria a alíquota para pensionistas, além de elevar o tempo de serviço de 30 para 35 anos.  No entanto, o projeto também prevê uma reestruturação da carreira militar, o que cria adicionais de salário.

De acordo com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, a expectativa é que o projeto, que prevê economia de R$ 10 bilhões em dez anos, seja aprovado sem alterações.

O projeto está parado na Câmara desde março e, com a instalação da comissão, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que espera aprovar as novas regras para os militares até setembro.

*Com informações da Agência Brasil e Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.