Carro de Gilmar Mendes é alvo de tomates de manifestantes

  • Por Jovem Pan
  • 19/03/2018 12h03 - Atualizado em 19/03/2018 12h12
Tiago Muniz/Jovem Pan Manifestante a favor do "tomataço" chega para porta do IDP contra Gilmar Mendes e é contido pela Polícia Militar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi alvo de novas manifestações na manhã desta segunda-feira (19) quando chegava ao Instituto de Direito Público (IDP), do qual é sócio, em São Paulo. O ministro dá palestra na faculdade.

Mendes foi recebido aos gritos de “fora Gilmar”, “safado”, sem-vergonha” e “ladrão”. Tomates também foram arremessados ao veículo no qual estava o ministro.

Cerca de uma hora e meia antes da chegada de Mendes, cinco policiais empunhando escudos e cassetetes se posicionaram em frente à entrada da faculdade. Mesmo número de manifestantes naquele momento. Duas viaturas e uma base comunitária móvel da PM se deslocaram ao local.

Depois, mais quatro pessoas chegaram, totalizando nove manifestantes, a maioria senhoras portando cartazes com os dizeres “Somos Todos Lava Jato” e “Gilmar Solta Bandidos”. Eles acenavam para os veículos que passavam em frente o prédio do IDP aos gritos de “fora Gilmar” e “impeachment do Gilmar”. A maioria dos motoristas buzinava de volta, em apoio à manifestação.

Caso semelhante já aconteceu com Gilmar Mendes em outubro do ano passado. Na época, três pessoas promoveram um “tomataço” contra o carro de Gilmar e o ministro comentou o protesto: “Deviam doar (os tomates) para alguma entidade beneficente”, disse em 2017.

Alguns dos manifestantes já participaram de atos passados. Um deles, Hal Aquino, 42, chegou a se inscrever no evento desta segunda-feira, mas foi barrado pela segurança.

“Eu sou contra tudo o que o Gilmar faz. Ele quer rever a prisão em segunda instância e eu sou contra”, disse Aquino, que chegou a ganhar uma pulseira do evento, mas foi posteriormente impedido de participar. “Precisamos de uma ‘Lava Toga’”, disse.

As informações são do repórter Jovem Pan Tiago Muniz. Com informações complementares de Estadão Conteúdo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.