Caso não é esclarecido e dinheiro da Guiné Equatorial fica no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2018 19h55
Divulgação/PF/Agência Brasil Autoridades encontraram malas com US$ 16 milhões em espécie

O dinheiro apreendido com a comitiva de Teodoro Nguema Obiang Mangue, vice-presidente da Guiné Equatorial, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no último sábado (15), ficará no Brasil até que o caso seja devidamente esclarecido. A informação foi revelada nesta segunda-feira (17) pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

“O dinheiro está aqui no Brasil. Vai ficar, a não ser que se prove a origem legal. Mas por enquanto está aqui”, disse. “Está aberto o inquérito e isso está sendo investigado. Eu sempre costumo dizer, nenhuma hipótese está descartada. Vamos analisar todas as possibilidades. Essa quantidade de dinheiro causa estranheza em qualquer momento. É muito dinheiro e é preciso saber sua origem e sua finalidade”.

Teodoro e a comitiva de dez pessoas já deixaram o país. Em nota, a Embaixada da República da Guiné Equatorial definiu como “violação grosseira da prática diplomática internacional” a ação da Receita Federal que fez a apreensão no aeroporto.

Na ocasião, as autoridades encontraram malas com US$ 16 milhões em espécie (em diferentes moedas) e diversas joias e relógios de luxo.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.