Cirurgia de Jair Bolsonaro termina, com êxito, após quase 9 horas

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2019 15h47 - Atualizado em 28/01/2019 16h20
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Bolsonaro realizou operação para a retirada de bolsa de colostomia

A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro terminou “com êxito” após cerca de 9 horas de duração, pouco depois das 15h30 desta segunda-feira (28). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. O hospital ainda não divulgou boletim médico.

Bolsonaro está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde domingo (27). O objetivo da operação foi retirar a bolsa de colostomia que o presidente começou a utilizar após ser esfaqueado durante ato de campanha eleitoral, em setembro passado.

Em nota, o Planalto informou que “o boletim médico será divulgado tão logo seja autorizado pela equipe médica”. O porta-voz do governo, Otávio Santana do Rêgo Barros, marcou para 17 horas uma declaração a jornalistas seguida de entrevista coletiva.

Cirurgia

Com a retirada da bolsa de colostomia, que serve para colher fezes, a cirurgia teve como objetivo refazer o trânsito intestinal do presidente. A reconstrução desse trânsito intestinal ocorre por meio de sutura (costura) ou corte de parte do intestino.

Ainda não se sabe qual das duas opções foi escolhida pelos médicos de Bolsonaro. A operação começou por volta das 6h30 desta segunda. Assim que for transferido para o quarto, o presidente terá repouso total por 48 horas.

Nesse período, quem responde pela presidência da República é o vice, Hamilton Mourão. Assim que tiver autorização médica, Bolsonaro deve despachar com ministros de dentro do hospital, onde uma estrutura foi montada para permitir o trabalho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.