CNH digital está disponível em todo País; saiba como obtê-la

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2018 12h05
Reprodução/Detran O prazo para que todos os Detran (Departamento Nacional de Trânsito) disponibilizassem o serviço era 1º de julho, mas os órgãos se anteciparam

A emissão da Carteira Nacional de Habilitação digital já está disponível em todo o País. A informação foi confirmada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que desenvolve o sistema.

O prazo para que todos os Detran (Departamento Nacional de Trânsito) disponibilizassem o serviço era 1º de julho, mas os órgãos se anteciparam. O Estado do Rio de Janeiro foi o último a aderir ao documento eletrônico, na última quarta-feira.

Segundo o Serpro, apenas 110 mil condutores jã estão utilizando a CNH digital. Juntos, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo somam mais de 63 mil documentos eletrônicos emitidos.

Vale lembrar que a CNH impressa continua valendo e a versão digital possui o mesmo valor jurídico da versão física. A CNH-e pode ser utilizada por meio de aplicativo em celulares e tablets.

Para se obter a CNH-e é preciso ter a versão mais recente da habilitação, com um QR Code. Quem tem a versão antiga precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital.

Como obter

– Para se obter a CNH-e, é preciso que sua carteira de habilitação esteja impressa no formato atual, com um QR Code.

– Com isso, cadastre-se no Portal de Serviços do Denatran.

– Vá ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados.

– Cabe a cada Detran cobrar ou não pela via digital e determinar seu valor.

– Feito isso, baixe o aplicativo gratuito da CNH digital.

– Acesso o aplicativo com um código de ativação enviado pelo Denatran ao e-mail de usuários inscritos.

– Crie uma senha de quatro dígitos para acessar o documento no celular.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.