Começa a valer nesta segunda cessão de aposentadoria pela internet

  • Por Jovem Pan
  • 21/05/2018 08h07 - Atualizado em 21/05/2018 11h20
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr Só em 2017, foram realizados 47 milhões de atendimentos nas 1700 agências espalhadas pelo Brasil

O INSS deixa de agendar datas para receber pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade.

A medida começou a valer nesta segunda-feira (21) e as solicitações serão analisadas automaticamente via telefone ou internet.

Com a mudança, os trabalhadores só terão de comparecer ao local se houver alguma pendência no pedido.

As solicitações para aposentadoria por idade e salário-maternidade serão feitas pelo site: meu.inss.gov.br ou por telefone, no número: 135.

Na internet, é necessário fazer um cadastro e pegar uma senha; O segurado irá receber um número de protocolo para acompanhar a solicitação.

Uma análise será feita pelos computadores do instituto e, caso esteja tudo correto, o benefício será concedido.

Números

Segundo o INSS, só em 2017, foram realizados 47 milhões de atendimentos nas 1700 agências espalhadas pelo Brasil.

A concessão automática desses benefícios já estava valendo desde setembro do ano passado e o contribuinte podia optar por agendar uma consulta.

De acordo com o diretor de benefícios, Alessandro Ribeiro, a expectativa é que entre 15% a 20% dos requerimentos sejam aprovados imediatamente.

“Juntando os dois benefícios, há anualmente cerca de 1,4 milhão de benefícios, mais de 200 mil pessoas que comparecem às agências anualmente”, apontou Ribeiro.

Para o diretor, a medida poupa tempo e dinheiro já que muitos contribuintes precisavam ir para outras cidades para apresentar os documentos.

O professor do IDP-São Paulo, Luiz Fernando Prudente do Amaral ressalva os sistemas deverão estar funcionando corretamente para valer a medida.

O professor avalia de forma positiva a medida que pode de fato reduzir as famosas filas da Previdência Social.

As informações são da repórter Natacha Mazzaro ao Jornal da Manhã:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.