‘Comendador’: rei do jogo do bicho em Mato Grosso é preso pela polícia

  • Por Jovem Pan
  • 29/05/2019 15h04
Agência Brasil polícia civil Na casa do suspeito, os agentes encontraram R$ 201 mil em dinheiro vivo

João Arcanjo Ribeiro, conhecido como “Comendador” e apontado como o “rei do jogo do bicho” em Mato Grosso, foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (29) em Cuiabá. Ele foi um dos alvos da Operação Mantus, deflagrada contra esquema de lavagem de dinheiro e crime organizado.

Na casa de Arcanjo — que já cumpriu pena de 14 anos e 9 meses de reclusão e está na mira da polícia, do Ministério Público e da Justiça desde os anos 1980 — os agentes encontraram R$ 201 mil em dinheiro vivo.

Também foi preso o genro dele, Giovanni Zem Rodrigues, localizado pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele ouviu voz de prisão ainda no assento do avião e não resistiu. Os dois seriam os líderes de uma organização para o jogo ilegal e lavagem de dinheiro.

Sobre a operação

A Operação Mantus (Deus do mundo dos mortos, na mitologia etrusca), desencadeada por ordem do juiz Jorge Luiz Tadeu, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, cumpriu 30 mandados de buscas e 33 de prisão. Foram mobilizados policiais da Delegacia de Fazenda e Crimes contra a Administração Pública e da Gerência de Combate ao Crime Organizado.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.