Comentaristas da Jovem Pan citam dificuldades para realizar promessas do discurso

  • Por Jovem Pan
  • 01/01/2015 18h03
BRASÍLIA,DF,01.01.2015:DILMA-POSSE - A presidente do Brasil, Dilma Rousseff durante cerimônia de posse presidencial, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (01). (Foto: Beto Nociti/Futura Press/Folhapress) Folhapress Para Denise Campos de Toledo

Em seu discurso de posse como presidente do Brasil, nesta quinta-feira (1), Dilma Rousseff focou nos compromissos com o ajuste fiscal, a estabilização da economia e o combate à corrupção. Porém, se nas palavras de Dilma as soluções parecem simples, a realidade se mostra bem diferente, segundo os comentaristas de política da rádio Jovem Pan.

Para Denise Campos de Toledo, o recado do ajuste fiscal está dado, o que muda o foco da gestão na economia. “É uma mudança importante, que contraria a concepção de gestão da economia da própria presidente. Não adianta ter só um mercado consumidor maior, você precisa consolidar uma situação melhor do setor produtivo, e precisa equilibrar as finanças”.

Já para Fernando Rodrigues, que acompanhou no plenário o discurso de posse, a impressão causada é que Dilma fez um discurso retórico, no qual usou as promessas para ganhar apoio, mas que ainda precisará coloca-las em prática. “Ela anunciou medidas que desagradam aos movimentos sociais, sindicados, aqueles mais à esquerda. É difícil saber se terá apoio para aprovar isso tudo. Tudo indica que ela tem muitas coisas contra si, como o aumento das tarifas de ônibus, de energia elétrica, o fim do IPI reduzido para automóveis. Pode ser que ela perca popularidade, e aí perderá o apoio da base aliada também”, analisou.

Sobre os casos de corrupção na Petrobras, a necessidade é de mostrar serviço, e não apenas prometer mudanças e investigações. “Se Dilma quiser preservar a Graça Foster (presidente da empresa), o que vai ser muito difícil, vai ter de mostrar resultados em termos de reestruturação da empresa, e mesmo de limpeza. É uma limpeza que tem de ser feita mesmo”, disse Denise Campos de Toledo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.