Conselho da BRF elege Pedro Parente como presidente global

  • Por Estadão Conteúdo
  • 14/06/2018 19h08
EFE/Hedeson Alves Companhia aprovou, por unanimidade, a indicação de Pedro Parente para o cargo de diretor presidente global da empresa
A BRF informou nesta quinta-feira (14) que o conselho de administração da companhia aprovou, por unanimidade, a indicação de Pedro Parente para o cargo de diretor presidente global da companhia (Global Chief Executive Officer – CEO Global). A notícia foi antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O cargo estava vago desde o dia 23 de abril e vinha sendo ocupado, interinamente, pelo diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores, Lorival Nogueira Luz Junior, que assumiu a gestão após a renúncia de José Aurélio Drummond Júnior, após quatro meses no cargo.

Segundo o comunicado, depois de ter ocupado cargo em sociedade de economia mista – Parente renunciou no 1º de junho ao cargo de presidente da Petrobras – será necessário que ele tenha a autorização da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, “no que tange à existência de conflito de interesses entre o cargo anterior e o cargo de CEO global da BRF”.

“Caso a Comissão conclua pela inexistência de conflito, e tão logo seja informado da decisão, Parente tomará posse no cargo de CEO Global da BRF”, acrescentou o comunicado. Efetivada a posse, Parente acumulará os cargos de presidente do Conselho de Administração e diretor presidente global por um período inicial de 180 dias.

A BRF destacou que, durante o período em que for o CEO global da BRF, o executivo priorizará “o processo de planejamento estratégico e financeiro, cuidará diretamente da preparação de seu sucessor e liderará o processo de reorganização da companhia, em especial o preenchimento de posições chaves e questões ligadas à sua governança”.

A empresa informou também que a atribuição relativa à elaboração da pauta das reuniões do conselho de administração será exercida pelo vice-presidente do conselho, Augusto Marques da Cruz Filho.

COO

O Conselho de Administração também aprovou a criação do cargo de diretor presidente global de Operações (Global Chief Operating Officer – COO Global), que será ocupado por Lorival Junior. O COO Global terá responsabilidade primária sobre a gestão operacional da companhia, se reportando diretamente ao CEO Global.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.