Dados de celulares podem ajudar a encontrar desaparecidos em Brumadinho

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2019 16h46
Cadu Rolim - Estadão Conteúdo AGU pediu às operadoras que entrem em contato com as autoridades

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça Federal de Minas Gerais neste sábado (26) que obrigue as operadoras de telefonia móvel a fornecer dados sobre os sinais de aparelhos de clientes que estavam na região em que romperam barragens da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O objetivo é auxiliar as equipes de busca a localizar as pessoas desaparecidas após o ocorrido.

A Advocacia-Geral solicitou, ainda, que as operadoras repassem as informações diretamente para os órgãos envolvidos nas operações de busca e resgate, entre eles as Forças Armadas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

“Somente de posse desses dados será possível constatar as pessoas situadas nas proximidades da Mina, quais delas se conectaram a outras torres após o ocorrido – e, portanto, provavelmente não foram atingidas – e quais aquelas cujos sinais se perderam logo após o rompimento. Essas informações serão importantíssimas para que se possam direcionar as medidas de resgate e amparo às pessoas atingidas e aos seus familiares, bem como reduzir as incertezas com relação aos levantamentos realizados até o momento”, disse a AGU em nota divulgada à imprensa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.