Datafolha: Lula lidera intenções de voto nas eleições 2018; Bolsonaro consolida 2º lugar

  • Por Jovem Pan
  • 02/12/2017 17h47
EFE Lula lidera intenções de voto em todas as simulações feitas pelo Datafolha

Pesquisa Datafolha aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança nos cenários da eleição presidencial de 2018. Jair Bolsonaro (PSC), de acordo com o estudo, consolidou-se em segundo lugar.

É importante destacar que nessa semana o nome de Geraldo Alckmin começou a despontar como o favorito do PSDB, que enfrentava divisão interna até então. Marina Silva anunciou só no sábado a sua candidatura e Luciano Huck desistiu do pleito.

Em uma simulação, o petista aparece com 34% das intenções de voto, com Bolsonaro em segundo, com 17%, seguido de Marina Silva, 9%, e Alckmin e Ciro Gomes empatados com 6%.

O cenário se mantém – com Lula em primeiro e Bolsonaro em segundo – em simulações com Joaquim Barbosa, Alckmin, Ciro Gomes e Lula; assim como com Henqiue Meirelles, Jais Bolsonaro, Alckmin e Ciro Gomes.

Quando se foi perguntadas as intenções dos participantes da pesquisa sem apresentar os nomes, Lula tem 17% e Bolsonaro 11%. Todos os outros aparecem com menos de 1%.

Sem Lula, Bolsonaro tem ampla vantagem (22%) sobre Ciro Gomes (13%) e Alckmin (12%).

Nos cenários de segundo turno, Lula aparece à frente em todos. No embate com Alckmin (52% a 30%), Marina (48% a 35%) e Bolsonaro (51% a 33%).

A pesquisa fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.