Decisão do STF sobre Justiça Eleitoral ‘fecha a janela do combate à corrupção’, diz Deltan Dallagnol

  • Por Jovem Pan
  • 14/03/2019 21h44 - Atualizado em 14/03/2019 21h57
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Deltan Dallagnol Procurado tem opinião contrária ao que decidiu a Suprema Corte nesta quinta

Coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba (PR), Deltan Dallagnol afirmou em rede social que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a competência exclusiva da Justiça Eleitoral para julgar casos de crimes comuns em que houver crime eleitoral envolvido, começa a “fechar a janela de combate à corrupção política que se abriu há 5 anos”. O julgamento terminou nesta quinta-feira (14).

“Hoje, começou a se fechar a janela de combate à corrupção política que se abriu há 5 anos, no início da Lava Jato”, escreveu, no Twitter, no meio da tarde, na expectativa de uma possível derrota no STF.  Ele e outros procuradores criticaram a possibilidade nos últimos dias. Pelo julgamento, todo caso de corrupção e lavagem de dinheiro que envolver também caixa 2 eleitoral deve sair da Justiça Federal e ser enviado à Justiça Eleitoral.

Ministro diz que condenações podem ser anuladas

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta que a decisão da Corte sobre a competência da Justiça Eleitoral pode levar à anulação de condenações. Na teoria, isso só ocorreria se ficar entendido que o juiz federal julgou alguém pelo crime de caixa dois, por exemplo, o que levaria a função de análise à Justiça Eleitoral.

O ministro ressaltou, no entanto, que nesses casos o andamento do processo não é anulado, e pode ser aproveitado por outro magistrado que analisar a investigação posteriormente. “Porque nós temos já elementos coligidos no processo. Então esses elementos que servem à instrução criminal são aproveitados”, disse ele, que votou pela competência da Justiça Eleitoral processar os delitos eleitorais e conexos, como corrupção e lavagem.

Questionado sobre se sentenças poderiam ser anuladas, Marco Aurélio respondeu que sim. “Essas [decisões] podem ser afastadas ante a incompetência absoluta do órgão que a prolatou”, entendeu o ministro. De acordo com ele, as investigações serão “inabaladas” pelas mudanças de competência. “Os elementos coligidos serão respeitados. Os elementos juntados nos autos, processos, serão respeitados”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.