Defesa Civil de MG faz treinamento de evacuação em novas barragens com risco máximo

  • Por Jovem Pan
  • 28/03/2019 10h01 - Atualizado em 28/03/2019 10h01
Reprodução Represas de Forquilha 1 e Forquilha 3, em Ouro Preto,  e B1 e B3, em Nova Lima, tiveram sua classificação de perigo aumentada de 1 para 3

A Defesa Civil de Minas Gerais está realizando treinamentos de evacuação para as áreas de barragens nas cidades de Nova Lima e Ouro Preto, em Minas Gerais, que tiveram seus índices de risco aumentados nesta quarta (27). A informação foi dada pelo tenente-coronel Flávio Godinho em entrevista ao Jornal da Manhã nesta quinta (27).

“Nós estamos realizando ações nas zonas próximas e nas regiões chamadas de ‘secundárias’, onde a lama atingiria as casas em 1 hora, no pior dos casos”, afirmou Godinho.

As represas de Forquilha 1 e Forquilha 3, em Ouro Preto, e B1 e B3, em Nova Lima, tiveram sua classificação de perigo aumentada de 1 para 3 pela Agência Nacional de Mineração após auditorias feitas pela Vale nos locais.

O chefe da Defesa Civil também afirmou que as autoridades estão oferecendo opções de atendimento a pessoas com mobilidade reduzida. “Ofertamos a elas que fossem encaminhadas para hotéis da região e outras localidades, até porque, mesmo no pior dos casos, quem tem necessidades especiais de locomoção demora muito mais para sair de um possível local de acidente”.

Godinho também afirmou que a barragem de Congonhas, cidade histórica de Minas Gerais e onde estão as principais obras do escultor Aleijadinho, não corre risco de rompimento, por ora. “É uma barragem muito grande, mas existe laudo atestando a segurança dela. Se essa avaliação mudar, a Defesa Civil vai tomar as ações necessárias”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.